O prontuário eletrônico melhora a rotina, segurança e qualidade no atendimento de cada paciente e a gestão das instituições.

Novas tecnologias de gestão e atualização de dados surgem para tornar a área da saúde cada vez mais moderna e eficaz. Não à toa, a tecnologia é considerada uma das principais impulsionadoras quando o assunto é inovação na área da saúde.

O que é o prontuário eletrônico do paciente (PEP)?

 

Tendo como base a definição do Conselho Federal de Medicina (CFM), prontuário é definido como um documento com todos os dados clínicos de um paciente.

O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) mantém os registros médicos de uma pessoa ao longo da vida, com informações que vão desde o seu nascimento até o óbito, por um meio digital.

Os antigos prontuários eram anotados em papel, o que dificultava o acompanhamento das informações e propiciava o risco de danos físicos – os documentos podiam ser apagados, rasurados, queimados ou molhados, por exemplo, comprometendo dados importantes.

Assim, refazer a atualização a cada consulta muitas vezes acabava causando a omissão ou incompletude de informações que poderiam ser úteis no futuro em diagnósticos, exames ou até reações alérgicas do paciente.

Com o prontuário em meio eletrônico, informações podem ser armazenadas e acessadas com facilidade.

Por contar com dados digitais, sua integração com outros sistemas é fácil, bem como sua transferência, logo, para o paciente que começou um tratamento em uma clínica ou UBS e vai dar continuidade em outra, seus dados poderão ser acessados de maneira mais ágil.

Qual é a importância do prontuário eletrônico?

Como qualquer sistema de gestão, o prontuário eletrônico potencializa a produtividade e dinamiza a coleta de informações. Com isso, é possível atender um maior fluxo de pacientes de forma efetiva e quantificar parâmetros importantes, como de pacientes que sofrem de determinada condição médica, etc.

 

Quais informações devem conter em um prontuário eletrônico?

Você sabe qual o nível de informações que um prontuário eletrônico pode apresentar? Abaixo, mostramos alguns dos exemplos de dados que você e sua equipe podem encontrar nesse sistema informatizado.

 

Identificação do paciente

Os dados pessoais, histórico de consultas e diagnósticos, medicamentos e alergias devem ser acessíveis no sistema eletrônico.

Sua organização deve ser clara, fácil de entender e de “se encontrar”, permitindo algumas ações, como envio dos dados ou mesmo impressão, caso necessário.

 

Exame

Exames devem estar disponíveis em formatos digitais no sistema eletrônico. Aqui, falamos de qualquer tipo de exame, seja ele laboratorial, radiológico ou outros.

É preciso manter um registro para que o médico responsável possa analisar o histórico do paciente, identificando e prevendo patologias e causas.

 

Evolução do paciente

Um dos principais objetivos do prontuário eletrônico é que seja possível que o médico e o paciente acompanhem sua evolução, especialmente diante de tratamentos ou mesmo em casos de internação.

Esses dados devem estar organizados, contendo anotações e rotinas prescritas por todos os envolvidos.

É uma forma de facilitar a leitura, interpretação e acompanhamento do paciente nos mais diversos casos, por diferentes profissionais.

 

Hipóteses diagnósticas

É importante que a ferramenta escolhida pelo seu estabelecimento possibilite a adição de hipóteses diagnósticas que ajudem os envolvidos a chegarem a conclusões.

Isso é algo muito comum na medicina e o sistema eletrônico deve potencializar essa etapa.

 

Diagnósticos definitivos

Naturalmente, o prontuário eletrônico deve trazer os diagnósticos definitivos para embasar decisões, tratamentos e receitas de medicações.

 

Tratamentos

É preciso que o sistema mantenha um registro fidedigno dos tratamentos realizados pelos pacientes. Anotações, observações, rotinas: tudo deve estar presente e de forma completa, fácil de entender.

Dessa forma, é possível mapear o histórico do paciente de forma muito mais completa.

 

Motivos de transferência, alta ou óbito

Por fim, o sistema deve elencar os motivos das principais movimentações do paciente no ambiente médico.

Ou seja, de transferências de unidades de saúde, bem como de altas em internações ou as causas do seu óbito.

 

Quais são as vantagens de um prontuário eletrônico?

 

Os documentos originais devem ser guardados pelos médicos e estabelecimentos de saúde por, no mínimo, dez anos a partir da data do último registro de atendimento do paciente em questão.

Após esse período, os documentos originais podem ser destruídos, desde que as informações sejam armazenadas de outras maneiras.

Com um prontuário eletrônico, o armazenamento desses documentos é feito em nuvem, com acesso fácil e em tempo real.

Confira mais vantagens abaixo:

 

Redução do uso de papel

Exames, prescrições, anotações: tudo isso era impresso em papel, armazenado por anos em arquivos que, muitas vezes, não possuíam a segurança necessária.

Com um prontuário eletrônico, seu estabelecimento se livra dos custos (e dos riscos, claro) para modernizar o acesso e o armazenamento dos documentos, aumentando sua vida útil.

 

Integração das informações

Se as informações são acessíveis, elas podem integrar diversas áreas e equipes. Assim, os diagnósticos são feitos com base no histórico do usuário e podem levar em consideração fatores como alergias, tratamentos bem-sucedidos e necessidades constantes.

Como os dados se tornam mais dinâmicos, a instituição consegue ter atualizações em tempo real também na sua gestão, com a interoperabilidade entre os sistemas disponíveis.

Portanto, a organização dos dados em cada processo faz com que o controle de custos e a parte operacional seja mais eficiente.

 

Facilidade do acesso aos dados do paciente

Com as informações dispostas também no meio virtual, é possível acessá-las de qualquer lugar, seja na nuvem ou em um sistema interno, o que traz velocidade no atendimento e diagnóstico dos pacientes.

Todos os exames e medicamentos já se encontram previamente cadastrados, o que proporciona uma prescrição rápida e eficiente de acordo com a doença e as necessidades do usuário, com poucos cliques para se alcançar o resultado desejado.

 

Segurança dos dados

As informações dispostas em cada prontuário médico eletrônico são mais seguras, já que os erros humanos são menores e o sistema tem mecanismos de defesa modernos e atuais.

 

O que avaliar ao escolher um software de prontuário eletrônico?

A partir do momento em que você decidir investir em um prontuário eletrônico para seu estabelecimento, é preciso considerar o que o software vai lhe oferecer.

Uma solução completa oferece uma gama de funcionalidades, mas também conta com uma infraestrutura de plataforma que garante segurança dos dados.

O software deve ser intuitivo e a desenvolvedora deve fazer parte do seu dia a dia, acompanhando suas solicitações.

Acima de tudo, considere os seguintes pontos:

 

Segurança das informações do paciente

Os dados médicos são informações extremamente sensíveis e sigilosas.

Por isso, a plataforma escolhida deve oferecer uma arquitetura de segurança robusta para proteger as informações. Essa é uma premissa obrigatória e que deve fazer parte das suas diretrizes para adoção do sistema eletrônico para estar em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Um exemplo é a hierarquização do acesso aos dados, possibilitando que apenas usuários autorizados acessem os registros, conservando sua privacidade.

 

Facilidade de uso

O sistema deve facilitar o trabalho da equipe, com layout intuitivo e design que ajude na tomada de decisão e na procura pelas funcionalidades necessárias. Além, de treinamentos para o manuseio do sistema.

 

Praticidade de integração com outros sistemas

Se o seu estabelecimento já é informatizado, provavelmente possui alguns outros sistemas rodando.

O prontuário eletrônico deve demonstrar flexibilidade para se integrar a essas soluções legadas, facilitando o trânsito de dados.

Um exemplo é a integração do sistema de prontuário com a solução que indica medicamentos, tornando os registros mais completos e de forma mais ágil.

 

Suporte eficiente

Uma solução digital completa só é válida para o seu negócio quando a fornecedora dispõe de um suporte técnico de qualidade.

É preciso que a empresa apresente níveis satisfatórios de atendimento, mantendo-se ao lado e a par de todas as situações que envolvem o sistema.

Assim, a resolução de problemas é feita de forma rápida, fomentando a estabilidade das operações.

 

Possibilidade de personalização

Cada estabelecimento conta com sua própria rotina e tarefas. Muito embora o prontuário siga um padrão determinado pela CFM, é necessário respeitar as particularidades de cada ambulatório ou clínica.

Um sistema digital que possibilite a personalização de acordo com a necessidade da sua instituição, é um fator muito importante a ser levado em conta.

No fim das contas, é uma funcionalidade que agrega produtividade, evitando erros básicos e mantendo a rotina original do local e da equipe.

 

Anexo de documentos

Por fim, o prontuário eletrônico deve trazer uma opção robusta de anexação de documentos. Seu upload, organização, hierarquia de acesso e possibilidade de download ou impressão são essenciais para agilizar as demandas do dia a dia.

 

O Prontuário Eletrônico é uma das ferramentas dentro do Latitude 360º que é um sistema completo e possui tudo o que a gestão da sua instituição de saúde necessita.       

Fale com um de nossos especialistas para saber mais como um software de gestão hospitalar pode ajudar a sua instituição de saúde.

contato@maiagroup.com.br

(11)96262-0508 ou https://wa.me/5511962620508

#

Voltar ao Blog

Languages »
Enviar uma mensagem
1
posso ajudar ?
Scan the code
Olá 👋
como podemos te ajudar?